domingo, 12 de abril de 2015

Comer Rápido Faz Mal à Saúde?

A mastigação é parte integrante e fundamental da digestão. Devido a correria e ao aumento do número de casos de pessoas que sofrem com ansiedade, muitos passaram a mastigar rápido e não damos devida importância a isso. Mas final, comer rápido demais faz mal à saúde?

Alguns profissionais afirmam que o correto é mastigar o alimento por cerca de 30 vezes, até formar uma pasta dentro da boca, para então engolir. Dessa forma, o alimento estaria pronto para chegar ao estômago e dar continuidade ao processo de digestão.

Entenda o processo…

comer rapido
Você pode estar pensando que nunca terá paciência para mastigar cada garfada do seu almoço por 30 vezes, mas o fato é que nosso organismo só absorve os nutrientes corretamente quando comemos devagar.
Dessa forma, ao comer rápido, boa parte dos nutrientes desses alimentos ingeridos são “jogados fora”.
O grande problema é que grande parte das pessoas não chega nem perto de uma mastigação adequada, e quem é ansioso, pior ainda.
Pessoas ansiosas chegam a mastigar apenas 3 vezes o alimento antes de engolir, sem sequer saborear o que esta comendo. Essa compulsão, derivada da ansiedade, é mais comum do que se imagina.
É comum, entre quem come rápido, terminar uma refeição e se sentir estufado, ou mesmo empanturrado. Isso acontece porque, após o corpo estar saciado, ele ainda demora cerca de 20 minutos para avisar o resto do organismo que não precisa de mais comida.
O problema é que nesses 20 minutos a pessoa continua comendo compulsivamente de forma que, ao terminar, ingeriu muito mais comida do que o necessário, o que causa a sensação ruim de estômago pesado.
Sem contar o quanto esse hábito aumenta a tendência a engordar. Comer rápido faz mal à saúde e, como o organismo fica sobrecarregado de comida, a conseqüência é um maior acúmulo de gordura.

Por que comer rápido faz mal à saúde?

O bolo alimentar que formamos em nossa boca durante a mastigação é engolido, passa pela faringe e continua sua viagem pelo esôfago, um tubo alongado de leva ao estômago.

No esôfago, o alimento é empurrado graças aos movimentos peristálticos, um tipo de contração muscular. Quando o alimento não é mastigado corretamente, a pessoa tem uma tendência a desenvolver esofagite, uma inflamação da mucosa do estômago.

Essa mucosa não esta preparada para receber a grande quantidade de suco gástrico que nosso corpo é obrigado a produzir, já que o alimento não esta mastigado. Dessa forma, o excesso de ácido do suco no estômago acaba voltando, em um movimento comumente chamado de refluxo.

Quando isso acontece, na maioria das vezes à noite, a pessoa pode acordar sentindo dores e azia, que nada mais é que uma decorrência do ácido voltando por todo esôfago até a boca.

Aprenda a comer corretamente!

Primeiramente, faça suas refeições em locais tranquilos, longe da TV ou do computador. Coma com calma, sinta a consistência dos alimentos, percebendo os sabores pouco a pouco.

Quem come compulsivamente não tem tempo de sentir saciedade devido à má mastigação. Há quem coma um pacote inteiro de biscoitos em poucos minutos, por ansiedade ou compulsão, e depois sente culpa por saber que esse hábito traz malefícios ao organismo.
comer rapido
Por isso é importante se concentrar na refeição. TV e computador nos distraem e, ao desviarmos nossa atenção, nem percebemos se estamos comendo de forma correta ou não.

Ansiedade, de novo, é um dos problemas que leva a pessoa a comer de forma compulsiva, portanto, tratar esse problema é fundamental para aprender a mastigar corretamente. Você pode procurar ajuda profissional ou praticar métodos tranquilizadores, como meditação ou ioga.

Agora que você já entendeu que comer muito rapidamente faz mal à saúde, comece a se auto policiar na hora das refeições, sempre mastigando devagar e várias vezes antes de engolir o alimento. Dessa forma, seu bem estar e sua saúde agradecem!