terça-feira, 3 de setembro de 2013

Azia na gravidez

Ter azia na gravidez é normal. Isso porque nesta fase a digestão fica mais lenta, devido ao aumento da progesterona na corrente sanguínea e também ao acúmulo de gases no estômago, facilitando o refluxo do bolo alimentar, cheio de ácido, para a garganta.
Os principais sintomas da azia na gravidez são a queimação no esôfago e na garganta e aquela sensação de má digestão. Para evitar este desconforto, recomenda-se seguir algumas mudanças simples na alimentação, como evitar comer alimentos gordurosos, ácidos, fritos, muito condimentados e bebidas alcoólicas ou qualquer outro líquido durante a refeição, comendo sempre em pequenas porções de cada vez.

Tratamento para azia na gravidez

Como forma ideal de tratamento para azia na gravidez, recomenda-se:
  • Evitar alimentos ácidos e gordurosos como laranja, limão, tangerina, abacaxi, kiwi, acerola, tomate, mostarda, vinagre, maionese, coco, granola, nozes, café, chocolate, refrigerante, cerveja, vinho e sucos industrializados
  • Comer mais frutas como pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão, banana e uvas
  • Mastigar bem todos os alimentos. Isso aumenta a produção de saliva facilitando a digestão
  • Não deitar-se após comer. Fique sentada ou caminhe lentamente
  • Não usar roupas apertada na barriga e no estômago
  • Comer pequenas porções de cada vez
  • Dormir com um travesseiro alto, ou colocar um calço de 10cm na cabeceira da cama
  • Não fumar ou evitar a exposição ao cigarro
  • beber água ou outros líquidos entre as refeições.
Se na hora da refeição a grávida já estiver com azia, optar por comer legumes e frutas cozidas é o mais indicado.

Remédio para azia na gravidez

Se a azia for constante ou muito forte e não aliviar com cuidados acima citados, o médico poderá indicar um remédio à base de magnésio ou de cálcio, como as pastilhas de Magnésia Bisurada, por exemplo. Mas, qualquer medicamento só deve ser tomado sob orientação médica, pois pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

O que tomar para a azia na gravidez

Tomar uma colher de Milanta plus é também uma das opções para acabar com a azia na gravidez, mas este, como qualquer outro medicamento, deve ser receitado pelo obstetra.
Nesta fase, optar por remédios caseiros é sempre a melhor solução. Tomar um gole de suco de limão puro ou comer uma banana bem madura constituem ótimos remédios caseiros para azia na gravidez, pois não têm contraindicações.
Apesar de não haver estudos científicos que comprovem, acredita-se popularmente que quando uma mulher tem azia na gravidez seu bebê nascerá muito cabeludo.