terça-feira, 3 de setembro de 2013

Gargarejos para Garganta Inflamada

Os gargarejos para garganta inflamada são uma ótima forma de complementar o tratamento para dor de garganta, que devem ser feitos diariamente, enquanto persistirem os sintomas, utilizando plantas medicinais adequadas e com a temperatura morna.
Confira aqui diversas opções de gargarejos para garganta inflamada:

Gargarejo com água e sal para garganta inflamada

O gargarejo com água e sal é um ótimo remédio caseiro para garganta inflamada pois o sal é bactericida e vai limpar a região, eliminando os micro-organismos causadores da doença.

Ingredientes

  • 1 copo de água morna
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

Adicionar o sal à água morna, misturar bem até o sal ficar imperceptível. Colocar um bom gole desta água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água a seguir. Repetir o procedimento 3 vezes seguidas. Fazer este gargarejo pelo menos 2 vezes ao dia, enquanto os sintomas persistirem.

Gargarejo de camomila para garganta inflamada

O gargarejo de camomila é ótimo para complementar o tratamento da garganta inflamada pois esta planta medicinal possui propriedades calmante que vão auxiliar a combater à dor.

Ingredientes

  • 2 a 3 colher (chá) de camomila
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas e flores de camomila à água fervente e manter num recipiente coberto por pelo menos 10 minutos. Coar e fazer gargarejos com este chá de hora em hora. Recomenda-se fazer um chá novo sempre que for gargarejar.

Gargarejo de arnica para garganta inflamada

O gargarejo de arnica é muito bom para garganta inflamada pois ela possui propriedades desinfetantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que podem ajudar a curar a garganta inflamada.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de folhas secas de arnica
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de arnica à água fervente e deixar coberto por pelo menos 10 minutos. Coar e gargarejar com este chá de hora em hora.
Um excelente tratamento caseiro para dor de garganta causada pela garganta inflamada é fazer gargarejos de hora em hora, alternando entre as receitas acima citadas. Se não for possível seguir este tratamento de hora em hora, aconselha-se gargarejar no mínimo 3 vezes ao dia.