sábado, 14 de setembro de 2013

Experimente estas dicas para escolher as melhores frutas e legumes no mercado.



Quem nunca levou para casa uma fruta que jurava estar docinha, mas que acabou se revelando insossa e passada? É um desafio no mercado: escolher, sem erro, frutas e legumes frescos de encher o carrinho. Abaixo estão algumas dicas para tornar seus dias de feira mais produtivos. Para escolher bem, é preciso abusar da visão e do tato.

Como se vê, seus olhos e nariz podem ajudá-lo na busca de trazer produtos deliciosos para casa sem nunca provar. Experimente estas dicas para escolher as melhores frutas e legumes no mercado:

- Escolha frutas e legumes que são firmes, sem cortes ou hematomas e umidade em excesso.

- Fazer uma verificação de cheiro em frutas como melão, morangos e pêssegos. Essas frutas tendem a ser mais perfumadas quando estão no seu estado mais saboroso.

- Escolha verduras que são resistentes e de cor verde intenso. Fique longe daquelas que começaram a ficar amarelo ou marrom.


- Escolha frutas e legumes que estão na época:

- Mandioca: os meses ideais para comprá-las, são os que tem menor quantidade de chuva no ano: maio, junho e julho. Na hora da compra, é importante observar a parte branca do legume. Quanto mais clarinha, melhor.

- Cebola e berinjela: devem ter sempre a casca brilhosa e sem “machucados”.

- Quiabo: se a pontinha estiver firme e quebrar fácil, ele está bom para levar para casa.

- Abacate: além de bem verde, deve estar firme. Para conservá-lo por mais tempo, deixe-o na geladeira junto com o caroço.

- Coco: o que tem água docinha vem do fruto bem maduro e de casca verde intensa.

- Maracujá: sacudí-lo na mão é fundamental para saber a quantidade de polpa dentro da fruta. Opte sempre pela mais suculenta.

- Abacaxi: para saber se está fresco, puxe uma das folhas da coroa. Se ela sair sem força, a fruta está boa.

- Por fim, o limão mais gostoso e rico em suco tem a casca fininha. Fuja das porosas, ou seja, aquelas cheias de furinhos.