sábado, 14 de setembro de 2013

É possível driblar os sintomas da TPM com mudanças simples na rotina

Mesmo a mulher mais segura sofre com os sintomas da famosa TPM. Isso acontece porque, ao longo do mês, os hormônios passam por um sobe e desce danado. O ginecologista Augusto Bussab explica que o efeito da tensão pré-menstrual é diferente em cada mulher. E pior: "o estresse da rotina agrava ainda mais os sintomas", explica Carolina Ambrogini, ginecologista. É, minha amiga, você precisa aprender a controlar esses hormônios. Sem desespero! Saiba como driblar cada mal da TPM!


Humor maluco

Alterações de humor, irritação, crises de choro, de ansiedade, gula, angústia e raiva descontrolada têm a ver com a instabilidade dos níveis de serotonina, um hormônio relacionado ao bem-estar.

Na dieta: Manere com os alimentos excitantes, como café, chá preto, refrigerante e chocolate. Eles deixam você ainda mais instável! Ok, pode comer um pedacinho do doce, mas não exagere.

Exercícios: Invista em atividades, como caminhada, corrida, natação e bicicleta. "Em movimento, o corpo libera endorfina, que funciona como calmante natural", explica Carolina.

Medicamentos: Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos. "O tratamento pode até ser cíclico, apenas no período pré-menstrual. E só o médico pode receitar a medicação", reforça Carolina.


Sono alterado

Na semana anterior à menstruação é comum sentir muito sono ou ter insônia sem explicação. Tudo por conta dos hormônios.

Na dieta: Fuja mais uma vez dos alimentos excitantes. A dica de Bussab é trocar o café e o chá preto por chás com ervas sem cafeína, como camomila e cidreira.

Exercícios: As endorfinas também trazem tranquilidade e controle para o sono. Outro detalhe: a ginástica ajuda você a gastar toda a energia e capotar no colchão!

Medicamentos: Se nenhuma opção adiantou, é hora de buscar ajuda. "Há casos em que alguns medicamentos são indicados para ajudar no controle do sono", diz Carolina. Procure um médico.


Inchaço

A retenção de líquido pode causar dores nas pernas, nos seios e aumentar alguns quilinhos na silhueta. Acabe com esse horror!

Na dieta: Evite todos os alimentos industrializados e muito salgados, eles podem reter líquido. "Aposte em verduras e frutas, além de beber muita água", indica Bussab.

Exercícios: A sensação de perna pesada e barriga inchada podem melhorar se deixar a preguiça de lado! Está com TPM? Vá correr, garota! Os exercícios ajudam na circulação e reduzem o inchaço.

Drenagem linfática: Os movimentos e apertões da massagem ajudam a eliminar os líquidos retidos. Tem gente, inclusive, que precisa até parar a sessão no meio para fazer xixi. É um investimento certeiro e vale para o mês todinho!


Dor de cabeça

Alguns dias antes da menstruação, é comum sentir dores fortes, como enxaquecas. O responsável, de novo, é a montanha-russa dos hormônios.

Acupuntura: A técnica oriental trabalha nos pontos do corpo. Com as agulhas, é possível liberar endorfinas, aquele hormônio responsável pelo bem-estar, atuando na raíz da dor. Converse com o seu acupunturista.

Exercícios: "As endorfinas liberadas pelo corpo enquanto você pratica exercício têm efeito analgésico", diz Carolina. Atenção: repare na intensidade da sua dor. Se estiver muito forte, não faça exercícios e fuja do sol.

Medicamentos: Em alguns casos, principalmente quando a dor de cabeça vem todos os meses e é muito forte, indica-se o uso de remédios antes do problema, como uma ação preventiva, mas é necessária a orientação de um médico.




 Daniela Frabasile