domingo, 1 de setembro de 2013

Detox todo dia: como eliminar as toxinas do organismo comendo bem



Você acha que uma dieta detox super radical é a melhor forma de eliminar aquelas toxinas que fazem mal à saúde e podem até engordar? Seguir um cardápio restritivo durante poucos dias tem efeito momentâneo e pode não ser a melhor solução para ficar livre de substâncias nocivas. A seguir, a nutricionista Marina Gorga explica como você pode detoxificar o organismo todos os dias.

Tudo de dietas
  • 1  Direto para o prato
De acordo com a nutricionista, “os melhores alimentos para promover a detox são: aipo, aspargos, couve, limão, água de coco, semente de linhaça, chia, gengibre e chás verde e de hibiscus. Eles varrem as toxinas do organismo através da urina e do bom funcionamento do fígado. Em geral,  são diuréticos e protetores hepáticos. Incluir estes alimentos na rotina é uma boa forma de promover a detoxificação todos os dias, sem seguir dietas excessivamente restritivas”.

2 Passe longe!
De nada adianta consumir alimentos que promovem o detox, mas continuar ingerindo toxinas. Se você pretende limpar o corpo de substâncias nocivas deve evitar a ingestão de carne vermelha, glúten, embutidos, açúcar, sal, temperos prontos e caseína, proteína presente no leite. “A carne vermelha é rica em gordura saturada, que não faz bem nenhum ao corpo. O glúten provoca reações alérgicas em praticamente todas as pessoas. Algumas quase não sentem, mas outras passam a viver muito melhor sem a presença dessa substância na rotina. O mesmo acontece com a caseína, encontrado no leite e derivados. Os embutidos - incluindo o pseudo amigo da dieta peito de peru - são ricos em nitritos, nitratos e sódio, substâncias que intoxicam o organismo. O sal aumenta a pressão e favorece a retenção de líquidos, enquanto o consumo de açúcar favorece o acúmulo de gordura na região abdominal e o aparecimento de diabetes tipo 2. Já os temperos prontos se encaixam na mesma categoria dos embutidos e industrializados: excesso de  sódio, conservantes e estabilizantes de montão”, orienta a nutricionista.

3 Suco verde todas as manhãs
“O suco verde reúne os principais alimentos e uma ou duas frutas. O resultado é uma composição diurética, termogênica e que protege o fígado. De preferência, beba o suco pela manhã. Ao acordar, seu corpo já ficou em jejum por pelo cerca de oito horas seguidas e está pedindo por nutrientes. É o melhor momento para otimizar a absorção daquilo que estes alimentos têm de melhor”, explica Marina.

4 Adeus, excesso de peso
Segundo Marina, “Aumentar o consumo de alimentos diuréticos ajuda a eliminar os líquidos retidos. Como resultado, é possível perceber o corpo desinchar rapidamente. Ao longo dos dias, a gordura também passa a ser eliminada com mais facilidade. Quem segue um cardápio próprio de dieta detox costuma ingerir alimentos pouco calóricos, mais preparações líquidas, como sopas e sucos, e ainda restringe o consumo de massas e pães. Assim, a perda de pessoa acaba sendo um processo natural”.

Renata Demôro