sábado, 21 de setembro de 2013

9 conselhos para envelhecer com saúde

Prevenção é a palavra-chave para quem quer manter a saúde em todas as fases da vida

A maturidade pode ser uma ótima fase na vida. Agora é hora de relaxar, curtir a família e os amigos, descansar, ser feliz! Mas para aproveitar estes bons momentos, ter saúde é fundamental. Siga as dicas e descubra como envelhecer com saúde é possível.

1- Pratique atividade física
Esta é a recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios tem mais disposição e evita a obesidade. Além disso, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto. Por isso, nada de passar horas em casa sentada em frente da TV. Deixe a preguiça de lado e reúna uma turma de amigas para fazer caminhadas ou ir para a academia!

2- Alimente-se bem, mas sem exageros
Não exagerar no tamanho do prato pode garantir uma velhice mais tranquila. Mas não é preciso deixar de lado aquela feijoada divina ou aquela boa macarronada de domingo. É só montar seu prato com moderação. E lembre-se de consumir no mínimo dois litros de água por dia, para manter seu corpo bem hidratado.

3- Consuma alimentos saudáveis
Grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. E consuma  leite e derivados, ricos em cálcio e vitamina D, para evitar a osteoporose. Outros nutrientes que devem fazer parte do seu prato: proteínas, para preservar o sistema imunológico e os músculos, fibras, para o bom
funcionamento do intestino, e a ingestão das gorduras boas, que ajudam na prevenção de doenças do coração.

4- Tome muita água
O consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo. Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção dos nutrientes. Assim, seu corpo funciona direitinho e você chega à maturidade com mais saúde.

5- Exercite o cérebro

Leia, assista a um filme, jogue baralho com as amigas, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.

6- Cultive as amizades
A convivência social saudável é um excelente antídoto contra a solidão e a depressão. Por isso, invista nas suas amizades: combine uma sessão de cinema, um jantar em um restaurante gostoso. Bata papo, dê risadas, relaxe. Momentos prazerosos fazem um bem danado para a saúde do corpo e da mente.

7- Seja otimista
A preocupação, o pessimismo e as tensões elevam a taxa de cortisol – o hormônio do estresse. Resultado: aumento da  pressão arterial e do açúcar do sangue, além da queda do sistema imunológico.  Para afastar este e outros danos, cultive pensamentos otimistas, pratique meditação ou relaxamento, evite o desgaste com ideias ruins. 

8- Durma bem
A privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento do peso, até o envelhecimento precoce.
Dormir cerca de sete a oito horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico mas, acima de tudo, metabólica. Durante o sono ocorrem vários processos no metabolismo que, se alterados,  afetam o equilíbrio de todo o organismo. Por isso, quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.

9- Abandone os maus hábitos
Dê adeus ao cigarro e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, hábitos que aumentam a produção de radicais livres. Quando em excesso, essas moléculas causam o envelhecimento precoce e trazem prejuízos à saúde, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes, e desordens neurológicas, como o Mal de Parkinson.