segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Perda de peso e saúde óssea

A gente está cansada de ver um monte de programas e matérias falando sobre os problemas do excesso de peso, mas, assim como a obesidade, a magreza excessiva também é prejudicial para, entre outras coisas, a massa óssea.

 “O que a literatura nos mostra é que um índice de massa corporal (IMC = peso dividido pela altura ao quadrado) abaixo de 19 oferece fator de risco à saúde óssea”, esclarece Alana Murilo Santos, clínica médica especializada em medicina do esporte, no Hospital Vita. Se esse é o seu caso, o mais indicado é conversar com o seu médico.

 Lembre-se: nada de dietas da moda ou remédios milagrosos! Atitudes extremas na área da saúde não são benéficas, portanto o peso deve ser adequado e equilibrado. “Deve-se evitar a obesidade, o sobrepeso e também o baixo peso extremo”, afirma Alana. Ela salienta que o que vale é o bom senso: “Alimentação saudável, realização de um programa de exercícios, peso adequado e equilibrado é o que vale para a saúde integral e dos ossos”. Proteja sua saúde óssea - Estabeleça um programa regular de exercícios: a atividade física torna seus músculos e ossos mais fortes e evita a perda de massa óssea.

Exercícios com pesos feitos pelo menos três vezes por semana são os melhores para a prevenção da osteoporose. - Coma alimentos ricos em cálcio: eles ajudam a construir e manter ossos fortes. Excelentes fontes de cálcio são o leite e seus derivados, peixes enlatados e folhas de tom verde-escuro (couve e brócolis, por exemplo). - Suplementos: para usar suplementos de cálcio, consulte seu médico.

 Certifique-se de que não está ingerindo mais de 2.000 mg dessa substância por dia, o que pode causar pedras nos rins. - Vitamina D: essa vitamina é usada pelo corpo para absorver o cálcio. Ficar no sol por 15 minutos, nos horários adequados (antes das 10h e após as 16h), 3 vezes por semana, com exposição de braços e pernas, ajuda a maioria das pessoas a produzir suficiente vitamina D. - Outras medidas preventivas: reduza a ingestão de álcool e não fume. Fumar leva seu corpo a produzir menos estrogênio, que protege os ossos. Muito álcool pode fragilizar seu osso.

 ATMOSFERA FEMININA