quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Guloseimas podem causar irritabilidade




Você já deve ter ouvido sua mãe dizer que alguém estava enfezado, quando tinha um ataque de nervos. Embora muita gente não faça a relação, essa expressão quer dizer “cheio de fezes”. É nojento, a gente sabe, mas tem explicação. “O intestino é responsável por cerca de 80% da produção de serotonina do organismo. E como essa substância é indispensável para a sensação de bem-estar, quando o órgão não funciona bem, a irritabilidade aumenta”, esclarece a nutricionista funcional Daniela Jobst (SP). Isso sem contar que é o intestino que absorve grande parte dos nutrientes que necessitamos para a realização de funções vitais. Por isso, atenção! “Para favorecer o trânsito intestinal, é preciso manter uma alimentação balanceada, com ingestão de fibras e de bastante água. Praticar exercícios e evitar situações estressantes também ajuda”, diz a expert. 

Sinal Vermelho

Em nome do bom humor, que abre tantas portas em nossas vidas, evite esses itens:

Açúcar refinado e guloseimas em geral

apesar da satisfação que geram no momento do consumo, trata-se de uma sensação breve. O quadro seguinte, quando ocorre a queda do índice glicêmico no sangue, é caracterizado pela falta de disposição física e mental e irritabilidade. Além disso, o açúcar “rouba” nutrientes como as vitaminas do complexo B, que têm ação antiestresse. Sobre o índice calórico, no comments!

Alimentos ricos em cafeína

essa substância prejudica a absorção de nutrientes como o ferro, o zinco e o magnésio, que desempenham funções importantes no equilíbrio emocional. Portanto, modere o consumo de café e refrigerantes à base de cola.

Bebidas alcoólicas 

comprometem o metabolismo, causando males como a indisposição e a fadiga, além de prejudicar o bom aproveitamento dos nutrientes. Uma cervejinha ou outra não causa grandes estragos, mas vale a pena prestar atenção no consumo.

Patrícia Affonso