domingo, 25 de agosto de 2013

Conheça os tipos de arroz que aparecem com mais frequência no prato do brasileiro.

1. SELVAGEM: apesar da aparência, ele não é arroz
, do ponto de vista da botânica. Depois de cozido, seu sabor se assemelha ao das nozes. É ideal para saladas, mas pode ser usado frito, como toque final da preparação do prato.                           
2. GRÃO CURTO, OU CATETO: fica empapado após cozido. É servido sem tempero pelos japoneses e seu sabor é bem sutil.
3. PARBOILIZADO: esse tipo é pré-cozido, o que lhe dá um sabor diferente. Seu preparo é a jato.
4. VERMELHO: sua cor vem da película que o envolve. Tem sabor rústico e vai bem com pratos regionais brasileiros, risotos e carnes brancas
5. NEGRO, OU PRETO: também é rico em fibras, por isso ajuda a chapar a barriga. Além de ser um manancial de vitaminas, tem sabor amendoado e combina com peixes e carnes. Conheça os tipos do cereal que aparecem com mais frequência no prato do brasileiro
6. BRANCO POLIDO: é o mais comum nas mesas brasileiras. Mas, por passar pelo processo de refino, perde grande parte de suas fibras e vitaminas.
7. ARBÓREO: possui maior concentração de amido e, por isso, costuma ser usado em risotos, deixando-os mais cremosos. Absorve como nenhum outro o sabor dos condimentos.
 8. INTEGRAL: é necessário muito líquido e mais tempo de cozimento para que ele fique no ponto. Vale a pena: é rico em fibras e ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas.
 Lúcia Nascimento