quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Confira dicas e segredos para manter a pele jovem, bonita e saudável

Veja uma seleção incrível - e eficaz - feita por especialistas com máscaras caseiras, dicas de limpeza e outros segredos. 

1. Se você tem muitos cravos no nariz e não sabe o que fazer, não se desespere: use um esfoliante com alfa-hidroxiácido (ácido à base de fruta) duas vezes por semana e o resultado poderá ser visto em um mês. Depois, mantenha o efeito usando um esfoliante mais suave duas vezes por semana.

2. Cosmético hipoalergênico não livra você de alergias. Ele possui um potencial menor, mas lembre-se de que não está 100% livre da possibilidade de causar esse tipo de problema. Antes de comprar algum, consulte um dermatologista.

3. Sua maquiagem fica descascada e desigual? Isso acontece porque seu rosto está desidratado. A solução é simples: esfolie a face duas vezes por semana e use um hidratante intenso para melhorar o aspecto da pele.

4. Não há comprovação científica de que o chocolate causa ou não espinhas. No entanto, estudos comprovam que uma  com excesso de alimentos industrializados, açúcar re finado e farinhas brancas pode acentuar quadros de acne, pois elevam a glicose no sangue.

5. Se você sofre com cravos e espinhas, use sempre toalhas felpudas e limpas. Isso porque as bactérias da acne estão presentes em toalhas reutilizadas. Importante, também, em casos mais severos, trocar a fronha do travesseiro todos os dias.

6. Evite banhos com temperaturas muito elevadas. A água quente causa desidratação, essecamento e, em longo prazo, f lacidez cutânea. 

7. Dá-lhe água na pele. As águas termais são excelentes para levar na bolsa. Borrife sempre que sentir a pele desvitalizada, quente ou para “segurar” o make.

8. Peles sensíveis exigem uma boa limpeza duas vezes ao dia. Mas vá com calma, sem utilizar esponjas ou buchas. Invista em produtos com fórmulas minimalistas, ou seja, com poucos componentes.

9. Você tem uma festa incrível, mas está com uma pele cansada? Invista na máscara de pêssego. Retire a polpa de dois pêssegos maduros e amasse-as com 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Espalhe o creme no rosto e deixe agir por 15 minutos. Lave com água.

10. Use protetor solar com FPS 30, no mínimo. Sim, você já leu esta dica milhares de vezes — aqui na Corpo a Corpo —, mas este é o primeiro passo para manter a pele bonita e saudavél por mais tempo.

11. Os cremes noturnos não devem ser usados durante o dia. A maioria tem a função antienvelhecimento, ou seja, contém ativos mais potentes, incompatíveis com a luz diurna. E também porque é durante o sono que acontece o processo de renovação celular da pele.

12. O ácido retinoico é excelente para clarear manchas. Além disso, ele melhora a textura da cútis. No entanto, muita gente desiste diante dos incômodos do tratamento, como pele sensível, vermelha e descamante. A dica é começar a usar o produto aos poucos, em alguns dias da semana, e não desistir. Insista, pois vale a pena.

13. Dê atenção ao colo e ao pescoço. Principalmente se você deseja ter uma aparência equilibrada, é preciso dar a eles os mesmos cuidados que confere ao rosto. A dica exclui, obviamente, produtos à base de ácidos fortes.

14. Ao contrário do que se pensa, lavar o rosto várias vezes ao dia não evita a acne. Pelo contrário, isso pode até desencadear o aumento da oleosidade da pele (efeito rebote). Lave-o duas vezes ao dia, no máximo.

15. Usar cosméticos com vitamina C é fundamental. Por ser a grande vedete dos cosméticos manipulados, ela defende a pele contra a flacidez, suaviza rugas, melhora a elasticidade, combate os efeitos nocivos do sol e clareia manchas.

16. Quer lábios cheios e volumosos à la Angelina Jolie sem ter de apelar para um preenchimento? Use produtos com substâncias que dão volume, com ingredientes que “irritam” a pele de propósito e dilatam os vasos sanguíneos. Para completar, um gloss transparente ou batom rosa potencializam o efeito.

17. Quem tem pele oleosa deve adotar hidratantes em textura de gel, do tipo oil-free (livres de óleo). Alguns desses produtos contêm princípios ativos mati ficantes — argila branca, zinco ou silício — que agem como microesponjas, sugando o excesso de gordura.

18. O boom das redes sociais exige fotos bonitas para postar no Facebook, Instagram, Twitter, etc. Para sair bem, na hora do clique, encoste a língua no céu da boca (de boca fechada). Isso puxa os músculos faciais e faz um provável queixo duplo desaparecer. Para disfarçar olheiras, empine um pouco o queixo.

19. Capriche na aplicação do protetor solar na região do buço, principalmente após a depilação. Isso evita o surgimento de manchas indesejáveis no local — que, vistas à distância, dão a impressão de que você está com “bigodinho”...

20. Use produtos anti-idade especí ficos para a sua faixa etária. Eles contam com substâncias apropriadas para as suas necessidades, mesmo que você ache que a sua pele é mais jovem ou mais velha do que a idade em questão.
 CORPO A CORPO