segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Azia: quando a empadinha não cai bem...



Azia, em termos leigos, ou pirose, em termos médicos, é a sensação de queimação ou peso no estômago, comumente seguida de arrotos e até golfadas do alimento ingerido. Éstes são os principais sintomas da doença do reflexo esofágico, ou seja, o ácido existente no estômago, que ativa a digestão, “sobe” erroneamente para o esôfago, causando mal-estar. Eles estão normalmente associados a alimentos mais gordurosos, como frituras, ao consumo de bebidas cafeinadas (refrigerantes diet, light ou normais), café, álcool, fumo e até a remédios à base de aspirina.

Isso ocorre porque cada um desses compostos pode agredir a mucosa do estômago, bem como a do esôfago – são os excessos! A incidência de tal situação é de 7% da população mundial, sendo que até 50% destas pessoas têm estes sintomas incomodativos diariamente – ou seja, muita gente sofrendo! A obesidade também influi na ocorrência da azia pela alteração que causa no posicionamento dos órgãos, principalmente no esôfago, além do hiperestímulo alimentar.

Como cuidar

O tratamento exige, em primeiro lugar, o diagnóstico médico exato da patologia que causa tais sintomas, a correlação com os hábitos de vida etc. Muitas vezes, é realizado um exame de endoscopia digestiva, que confirma gastrite, esofagite e até a existência de câncer nestes órgãos.

Os medicamentos prescritos costumam aliviar a acidez do estômago e auxiliar na cicatrização de queimadura causada pela mesma no esôfago, como é o caso dos antiácidos. Algumas plantas medicinais também têm sido usadas com sucesso, como em chás de camomila e hortelã, que têm poderes calmantes e cicatrizantes. Seguem algumas dicas:

1- Evite refeições muito pesadas e acompanhadas de líquidos gaseificados, como os refrigerantes.

2- Não deite após, no mínimo, 1 a 2 horas da refeição.

3- Coma devagar, mastigando os alimentos. Não se esqueça dos lanches entre as refeições.

4- Caminhe regularmente ou, no mínimo, evite sair da mesa para o sofá. Aguarde uns 15 minutos antes disso!

5- Quanto à automedicação, cuidado! Ela pode aliviar os sintomas, mas também mascarar a doença e atrasar o diagnóstico e, muitas vezes, esse tempo perdido pode acarretar grandes prejuízos à saúde e até risco de vida, caso a azia esteja associada a doenças mais graves.

Reavalie seus modos de vida, procure orientação profissional (médica e nutricional) na presença destes incômodos, e pare de culpar a última empadinha ingerida por seus males!

Marcia Jablonka Kelman é médica especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Especialista em homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia. Médica da Associação Nacional de Assistência ao Diabético. Médica do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.