domingo, 23 de setembro de 2012

Bebês prematuros precisam de cuidados especiais

Fique de olho no peso e na alimentação


Como a criança só pode sair do hospital após chegar a 1,9 kg, o peso costuma ser uma grande preocupação dos pais de bebê prematuro. "Ele é um dos pré-requisitos para o início da amamentação direto no peito, o começo da vacinação e o recebimento de alta da maternidade", afirma o pediatra Jorge Huberman, do Hospital Albert Einstein. Para que o bebê possa se alimentar e crescer com saúde, o leite materno é um grande aliado. "O bombeamento de leite não só serve para alimentar a criança, como impede que ele seque e se esgote no futuro", reforça.
Proteja o organismo do pequeno contra doenças

Quanto mais prematuro o nascimento, menos o sistema imunológico do bebê se desenvolve e menor é a quantidade de anticorpos que ele recebe. "Medidas simples como restringir o número de visitas de parentes no hospital e garantir que o bebê esteja bem agasalhado (já que seu corpo tem temperatura mais baixa que a de outras crianças) também ajudam a preservar a saúde dele", aconselha Jorge Huberman.
Na hora de dormir, preste atenção na melhor posição

O senso comum leva a crer que a melhor posição para deitar o bebê era de lado, para evitar o risco de morte com o refluxo. A partir de 2009, campanha do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Unicef revelou que colocar o filho de barriga para cima diminui em 70% o risco de morte súbita. "Com um sistema respiratório imaturo, é comum que estes bebês sofram do mal", explica o pediatra Sylvio Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Minha Vida