domingo, 5 de fevereiro de 2012

TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA

O teste de gravidez de farmácia, também conhecido como teste caseiro de gravidez, existe no mercado desde a década de 1970 e tem se tornado cada vez mais confiável para o diagnóstico da gravidez.

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Todos os testes de gravidez agem através da detecção de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG), que só é produzido quando a mulher está grávida. São raras as situações em que há hCG circulante no organismo sem que haja uma gestação em curso.

O hormônio gonadotrofina coriônica humana começa a ser produzido quando o óvulo fertilizado por um espermatozoide se implanta no útero. Esta implantação habitualmente ocorre cerca de seis dias após o encontro do espermatozoide com o óvulo. Conforme a gravidez avança, mais hCG é produzido pelo feto. Nas primeiras semanas de gestação os níveis de hCG dobram a cada 2 ou 3 dias.

O teste de gravidez de farmácia é uma boa opção para o rastreio da gravidez, mas método mais confiável e definitivo para diagnosticar uma gestação é a dosagem sanguínea do hCG.

Como qualquer hormônio, o hCG circulante no sangue é filtrado nos rins e acaba sendo eliminado em parte na urina. Os testes caseiros de gravidez se baseiam na detecção do hCG na urina. A lógica é simples, se há hCG na urina é porque a mulher está grávida.

Quando se deve fazer o teste de gravidez?

A maioria dos atuais testes caseiros de gravidez consegue detectar a presença do hCG na urina já no primeiro dia de atraso menstrual. Entretanto, a quantidade de hormônio na urina em uma fase tão precoce da gravidez pode ser pequena, gerando um resultado duvidoso. Por isso, o mais seguro é realizar o teste após uma semana de atraso da menstruação

Se você acha que pode estar grávida mas seu primeiro teste deu negativo, repita-o após uma semana. Neste pequeno intervalo de tempo a concentração de hCG chega a quadruplicar, diminuindo o risco de um resultado falso negativo.

Existem no mercado dezenas de diferentes tipos de teste de gravidez. Alguns são de melhor qualidade que outros, sendo capazes de detectar níveis bem pequenos de hCG na urina. Todavia, após uma semana de atraso menstrual, a quantidade de hCG urinária já é alta suficiente para que todos os testes de farmácia consigam detectar a presença do hormônio.
MD SAÚDE