sábado, 18 de fevereiro de 2012

A importância e os benefícios de ter dentes saudáveis

A saúde começa pela boca.

O que antes era apenas um dito popular, atualmente se tornou um fato. Pesquisas comprovam que a saúde realmente começa pela boca. Manter os dentes saudáveis e cuidar de todos os aspectos que envolvem essa região do organismo é fundamental para o bem estar e qualidade de vida do ser humano.
A dentista Amália Rodrigues Martins, membro da Academia Brasileira de Odontologia, aponta que a maioria das pessoas só procura um especialista da área quando sentem dor. No entanto, a prevenção é sempre o melhor remédio, principalmente para aquele que não deseja ser surpreendido por problemas que podem afetar sua vida e trazer conseqüências sérias à sua saúde.

Dentes saudáveis: prevenção

Certos cuidados auxiliam bastante a prevenir e até mesmo evitar o aparecimento de determinados casos e complicações. De acordo com a Dra. Amália, o profissional deve instruir técnicas eficazes de higiene oral executadas pelo paciente ou, em caso de impossibilidade, pelo seu acompanhante. A higienização correta é um ponto muito importante para manter os dentes saudáveis e dentre as recomendações destacam-se: a escovação dos dentes 3 vezes ao dia, o uso diário do fio dental e para quem faz uso, a correta limpeza de próteses para evitar infecções fúngicas.

Para que todos de uma mesma família tenham dentes saudáveis, cada caso deve ser avaliado isoladamente na prevenção da cárie e da doença periodontal. "Em geral, os problemas mais comuns são as cáries de raiz, doença periodontal, próteses mal adaptadas e desconfortáveis e sensação de boca seca", afirma a especialista. Contudo, vale destacar que não existe uma faixa etária especifica para o seu surgimento, mas com o envelhecimento vários fatores de saúde, tanto bucais quanto sistêmicas se acumulam. Para tanto, é necessário visitar o dentista regularmente e que ainda contribui no combate de algumas doenças que podem afetar a saúde em geral, pois recentes teses e dissertações têm demonstrado que parece haver uma forte associação entre as doenças periodontais e doenças cardíacas como, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio. Além disso, estudos sugerem que, em pacientes diabéticos, a doença periodontal pode levar a um aumento da taxa de glicemia.

Dentes saudáveis na criança e adolescentes:

Nesta fase, a ingestão adequada de cálcio e a escovação são fundamentais na prevenção das cáries e para crescerem com os dentes saudáveis. A família deve ficar de olho e educar seus filhos sobre a importância da escovação após as refeições.

Dentes saudáveis na terceira idade:

Há cuidados especiais que devem ser tomados na terceira idade, pois nesta fase os pacientes estão mais susceptíveis ao aparecimento de cáries devido a uma diminuição do fluxo salivar, uma maior dificuldade no controle de placa e a exposição das raízes dos dentes. Além disso, com freqüência o idoso faz uso de algum tipo de prótese, necessitando de reavaliação periódica. Por isso, o dentista precisa fazer uma rigorosa avaliação do estado de saúde e da medicação tomada pelo paciente para depois planejar o tratamento mais adequado.

Dra. Amália Rodrigues Martins - Dentista