sábado, 18 de fevereiro de 2012

Como escolher a sua cadeira de trabalho

Saúde e qualidade de vida estão nos pequenos detalhes. Hábitos saudáveis e cuidados rotineiros com o corpo são ações importantes quando falamos em longevidade, saúde física e mental.

Algumas horas em frente ao computador, sentado em uma cadeira inadequada, podem trazer problemas de coluna e dores musculares que deixam qualquer pessoa de mau humor.

Dores nas costas podem ter diversas causas, mas antes de culpar o seu colchão, observe a sua cadeira de trabalho, pois é nela que você passa a maior parte do seu tempo. Uma cadeira ergonômica ajuda a prevenir dores de origem postural, causadas pela permanência em posições inadequadas durante o trabalho.

Veja algumas dicas na hora de comprar a cadeira do seu escritório.
- Braços da cadeira: Se você os utiliza, escolha um modelo que seja almofadado e com altura ajustável. Os braços da cadeira mal posicionados podem causar uma tensão na região dos ombros, elevando-os.
- Altura: A altura da cadeira também é muito importante. Quando você senta, as solas dos pés devem estar apoiadas no chão. O assento da cadeira deve ser ajustável caso você alterne salto alto ou sapatos baixos. Se os seus pés balançam, fica difícil manter a coluna acomodada corretamente, comprometendo a postura.
- Encosto: Você deve conseguir reclinar o encosto por no mínimo 15 graus em diferentes posições. Observe o suporte da coluna lombar, para manter a curvatura correta dessa região. Se a cadeira que você quer não possui um suporte para a área lombar, você pode utilizar uma almofada.
- Assento: Sente-se corretamente na cadeira acomodando as costas no encosto. Se você conseguir passar sua mão entre a borda frontal do assento e a parte de trás do seu joelho, este é o tamanho ideal de assento para você. Observe também se as bordas do assento são arredondadas para que não incomode, nem pressione demais as suas pernas.
- Base: A cadeira deve ter 5 pés para suportar e distribuir adequadamente o peso ou a cadeira pode virar.

Dicas preciosas:
• Evite passar horas sentado na mesma posição. O ideal é que a casa 2 horas você levante e estique o corpo. Alongue costas, braços, punhos e pescoço.

• No trabalho, o monitor do computador deve estar a uma altura que sua cabeça fique reta, impedindo que olhe para baixo ou para cima durante a leitura.
• As costas devem estar eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira.
• Os joelhos devem ficar dobrados a 90 graus com os pés apoiados no piso.
• Jamais se posicione torcendo a coluna ou com os ombros caídos para frente.
• O cotovelo deve ficar junto ao corpo
• Os braços e punhos devem ficar o mais reto possível
• A tela deve estar a mais ou menos 70cm do rosto do usuário.

Equipe BBel