domingo, 9 de outubro de 2011

Vitamina D protege sua saúde e a de seu bebê durante a gestação

Seu bebê ainda não nasceu e já precisa ser vitaminado! Através de você, claro, que deve estar se alimentando com mais qualidade. Uma alimentação balanceada, rica tanto em macronutrientes quanto em micronutrientes é essencial para que o seu filho se desenvolva da maneira mais saudável. Mas comer bem nem sempre basta. Durante a gravidez você pode precisar de doses de vitamina D bem acima das consideradas suficientes, com o objetivo de garantir a saúde desse pequeno ser humano ainda em formação. Além de ajudar o bebê, a sua saúde também receberá um reforço desejável.

Durante a gravidez você não deve se contentar com valores normais de vitamina D - eles precisam ser ótimos. Ela previne vários tipos de má-formação fetal e doenças crônicas que sua criança poderá ter após o nascimento, como asma, diabetes tipo 1 e autismo.
Ela previne vários tipos de má-formação fetal e doenças crônicas que sua criança poderá ter após o nascimento, como asma, diabetes tipo 1 e autismo.
Converse com seu médico e peça um exame que indique seus índices de vitamina D. Se houver necessidade, faça suplementação o quanto antes. Provavelmente o seu médico receitará dois os testes que costumam ser oferecidos em laboratórios. O melhor deles, com resultados mais interessantes, é o 25-Hydroxy vitamina D (25/OH)D.

A alimentação é uma aliada na hora de manter os níveis de vitamina D elevados em nosso organismo. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como sardinha, vegetais da cor verde escuro, salmão e truta.
Após o nascimento
Depois do nascimento, a vitamina D continua sendo muito importante para o desenvolvimento da criança Lembre-se que uma fonte de cálcio e vitaminas é o leite materno, e esse alimento sozinho já é o suficiente para que o bebê se desenvolva e cresça saudável nos primeiros meses de vida.
E por favor, não adianta ingerir vitamina D nas quantidades consideradas ideais, se você não tomar sol. É a luz solar que possibilita a absorção dessa vitamina, como já esclareci algumas vezes em outros artigos. Tome sol diariamente, sem protetor, no mínimo por 30 minutos, evitando o horário entre 10:00 e 14:00.

Dr Wilson Rondó
Medicina Ortomolecular e Nutrologia