sábado, 1 de outubro de 2011

Como manter os olhos saudáveis

O computador, a TV e dirigir todos os dias tornam a visão um dos sentidos mais requisitados na vida moderna. “Mas nem todo mundo está atento a um dos principais cuidados para manter os olhos saudáveis: a realização de exames periódicos”, alerta Mário Motta, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). O ideal é iniciar o controle já no nascimento, com o teste do olhinho, feito ainda na maternidade. Se estiver tudo normal, basta realizar exames a cada dois anos ou anualmente se houver problemas na família. Faltam estatísticas, mas a SBO calcula que somente o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível, afete 4 milhões de brasileiros. A infância também é atingida – temos cerca de 30 mil crianças cegas, sendo que três das maiores causas de cegueira infantil (retinopatia da prematuridade, catarata e glaucoma congênito) poderiam ser tratadas. Então, marque já uma consulta com o oftalmologista e adote alguns bons hábitos que preservam a saúde dos olhos.

Tempos modernos
Trabalhar horas diante do computador numa sala com luz fluorescente é inevitável para muitas mulheres e também causa frequente de fadiga ocular. Olhos avermelhados, lacrimejantes ou secos, dor de cabeça, sensação de peso nas pálpebras ou na testa e espasmos musculares são indícios do problema. “Uma forma de prevenção é manter o topo do monitor do computador na linha dos olhos ou um pouco abaixo. Também é preciso evitar que as luzes do ambiente reflitam na tela. Um protetor específico ameniza o incômodo”, ensina a oftalmologista Denise Fornazari, do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo. Outra medida saudável é estipular um descanso de 15 minutos a cada hora de trabalho. Olhar para um ponto distante por alguns segundos ajuda a dimi nuir a fadiga, e piscadas frequentes evitam o ressecamento.

Na seca
Quem mora em grandes centros está mais sujeito aos poluentes do ar, que se depositam no globo ocular, ressecando-o. A exposição contínua ao ar condicionado aumenta o desconforto, que pode ser amenizado com a aplicação de lubrificante ocular uma vez ao dia. Se não funcionar, a saída é lançar mão de um colírio conhecido como lágrima artificial, que deve ser prescrito por oftalmologista. “A síndro me do olho seco pode resultar ainda do uso de lentes de contato, antidepressivos ou antialérgicos, de doenças como artrite reumatoide, de alterações hormonais da menopausa e do envelhecimento”, diz Denise.

Depois dos 40
A partir dessa idade, ninguém está livre da presbiopia, a popular vista cansada. “É um processo natural de envelhecimento. Causado pelo enrijecimento das fibras do cristalino, a lente natural dos olhos, prejudica principalmente a visão de curta distância”, explica o oftalmologista Pedro José Monteiro Cardoso, diretor técnico do Hospital Cema, especializado em visão, em São Paulo. Para compensar a presbiopia, os óculos ainda são o recurso mais utilizado. “Cirurgias a la ser oferecem resultado limitado nesses casos, mas no futuro isso poderá mudar”, afirma Denise Fornazari.

Verdade
Tomar sol sem óculos é melhor do que usar um sem lentes antiUV. Lentes que só escurecem o olhar são prejudiciais à visão, poisfazem a pupila dilatar e receber uma quantidade maior de raios nocivos. Isso aumenta o risco futuro de catarata e degenerações na retina. O selo de proteção colado nas lentes nem sempre é confiável. Grandes óticas têm equipamentos para testes.

Mentira
Quem usa lentes de contato deve colocá-las depois do make. Coloque antes de começar a maquiagem para evitar contaminá-las com resíduos de rímel ou lápis.

Verdade
Quem pratica esportes ao ar livre deve usar lentes polarizantes. Esse tipo de lente ajuda a neutralizar a radiação indesejável e consegue reduzir o desconforto causado pelo reflexo dos raios solares sobre areia, neve e água.

CLAUDIA ABRIL