sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dor de Cabeça - Yoga ajuda?

Muitos asanas podem ser indicados para aliviar a dor de cabeça mas o importante é como fazer a postura. Este conhecido yogasana (da foto) deve ser feito com estes apoios para que auxilie a circulação e retire as tensões que normalmente acompanham a dor de cabeça e ainda diferentemente da foto os braços ou mãos devem estar relaxados sobre o almofadão. E apesar de simples esta postura não é fácil para uma boa parte das pessoas devido ao encurtamenteo ísquio-tibial da musculatura posterior. Por isso requer habilidade de quem ensina para adaptar a pessoa na postura com o uso de alguns recursos externos como acessórios.

Quando um aluno pede posturas para a dor de cabeça é preciso saber antes que tipo de dor de cabeça ele tem.

Pergunte: - É algo que acontece sempre ou não?

Pelo menos o professor (a) de yoga pode ajudá-lo a descobrir se vem do estresse e da preocupação, do cansaço visual, da digestão ou fígado decorrentes da sobrecarga alimentar, constipação intestinal, sinusite, se é forte e repetida como uma enxaqueca crônica, e muitas outras fontes.

Enfim dependendo da origem eu emprego este ou aquele asana. E sempre o asana deverá ser adaptado na forma de fazer e ajustado à dificuldade da pessoa.

Já tive inúmeros e bem sucedidos casos de melhora substancial de enxaquecas e cefaléias diversas com alunos, mas sempre considerando que quando é crônica a aplicação e preseverança à prática do yoga será mais longa para se obter resultados duradouros.

A prática de alguns yogasanas ajudará de imediato mas a prática regular é que atingirá gradualmente a fonte. Por exemplo se você sofre de constipação intestinal pode ter dor de cabeça e será posteriormente com a prática de posturas em pé e reorganização alimentar é que se chega a fonte da melhora ou da cura.


Blog Do Yogue