sábado, 21 de maio de 2011

Calor ajuda a sintetizar vitamina D, que tem níveis menores entre asmáticos

A vitamina D, que é absorvida pelo organismo principalmente pela exposição ao sol, desempenha um papel importante na proteção contra a asma na infância, segundo um estudo divulgado por pesquisadores de Valência, na Espanha.

Segundo o autor da pesquisa, o epidemiologista Alberto Arnedo-Pena, do Centro de Saúde Pública de Castellón, o estudo mostrou que crianças que vivem no frio ou em cidades mais úmidas correm mais risco de sofrer desse problema respiratório, uma vez que há menos horas de luz solar nestes lugares.

- A exposição prolongada ao sol pode causar câncer, mas também é perigoso evitá-la. Tem que haver um equilíbrio entre os prós e contras.

De fato, 90% da nossa vitamina D é sintetizada pela exposição ao sol. Essa vitamina, que pode ser encontrada em diversos receptores celulares, é normalmente encontrada em níveis mais baixos em pessoas com asma. Os resultados do estudo mostram que existe uma maior prevalência da doença entre as crianças que vivem em locais mais úmidos, ou seja, com menos sol.

A pesquisa, realizada com mais de 45 mil crianças e adolescentes de nove cidades espanholas mostra que as condições climáticas, sobretudo a radiação solar, podem, em muitos casos, explicar a alta variação geográfica da prevalência da asma na Espanha.

- Embora precisassem de mais estudos sobre esta questão, é claro que um nível médio de exposição ao sol é importante para a assimilação da vitamina D, um composto que é extremamente importante na prevenção de doenças como a asma, tuberculose e outras doenças infecciosas.

Vitamina solar

Nos países do norte - onde há menos horas de sol do que no Mediterrâneo -, o conselho é gastar entre 20 a 30 minutos no sol por dia, embora não seja recomendado em período de maior risco - de meio-dia às 16h.

Já nos países onde não é possível absorver a quantidade suficiente de vitamina D durante os meses de inverno, o pesquisador indica o consumo de suplementos vitamínicos.

R7