sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sete receitas para fazer o bacalhau render no almoço

As mesas mais tradicionais não dispensam este peixe no almoço de Páscoa. O bacalhau é preparado naturalmente, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É considerado um peixe nutritivo, saboroso, de fácil digestão, além de ser rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina. "O bacalhau é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides", explica a nutricionista, Fabiana Honda, da PB Consultoria e Nutrição de São Paulo. A restrição fica apenas para pessoas que têm hipertensão: para estas o bacalhau tem que ser dessalgado ao máximo, até ficar praticamente sem sal.

Na cozinha, as receitas com bacalhau tendem a render bastante. A bacalhoada tradicional leva tomate, pimentão, cebola, azeitonas e batatas. Mas o prato é rico em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida. O problema é que trata-se de um peixe caro (Preço/kg: R$ 45 em média). Mas dá para fazer o peixe render, investindo nas receitas desfiadas em diversas preparações, como em tortas, quiches, bolinho, molho, na maionese, entre outros.

Valor nutricional do bacalhau (100 gramas) fresco
Valor calórico: 81 kcal
Proteínas: 18,1 g
Carboidratos: 0 g
Gorduras: 0,7 g

Valor Nutricional (100 gramas) seco
Valor calórico: 136 kcal
Proteínas: 29 g
Carboidratos: 0 g
Gorduras: 1,3 g

O Minha Vida separou sete receitas deliciosas e saudáveis de bacalhau desfiado para você. Confira abaixo e escolha qual delas vai entrar no seu cardápio.

Omelete de bacalhau e azeitonas pretas

Escondidinho de bacalhau

Arroz integral com bacalhau

Bacalhau com ervas

Salada de bacalhau

Suflê de bacalhau

Macarrão integral ao molho de bacalhau e manjericão

Adriane Zimerer MINHA VIDA