sexta-feira, 15 de abril de 2011

Maçã: a fruta milagrosa

Vermelhas ou verdes, em tortas ou in-natura, as maçãs fazem parte da alimentação de pessoas em todo o mundo. Pesquisadores da Florida State University, estudaram a fruta e afirmam que consumir uma maçã por dia pode baixar o colesterol. Bahram H. Arjmandi, autor da pesquisa, diz que a maçã é uma “fruta milagrosa”, devido aos inúmeros benefícios que traz.

A pesquisa envolveu 160 mulheres com idade entre 45 e 65 anos, que durante um ano consumiram 75 gramas de ameixa seca ou de maçãs diariamente. Após seis meses, observou-se, no grupo que consumiu maçã, uma diminuição de 23% na lipoproteína de baixa densidade, o “mau colesterol”, os níveis de hidroperóxido lipídico abaixaram e os níveis da proteína reativa C, responsável pela melhora da resposta à inflamação, aumentaram.

"Eu nunca esperei que o consumo da maçã resultasse na redução do colesterol ruim, nessa medida, aumentando a lipoproteína de alta densidade, o ‘bom colesterol’ em cerca de 4%’, diz Arjmand. Não se observou ganho de peso nas mulheres que consumiam em média 240 calorias em maçãs secas diariamente, mas sim uma redução de peso corporal de 3,3%.


Boa Saúde