sábado, 15 de janeiro de 2011

Yoga pode ajudar a amenizar a asma

Até pouco tempo atrás, diziam que asma era uma doença pulmonar. A teoria atual diz que a asma é uma enfermidade alérgica e não um problema exclusivo pulmonar e tem as seguintes características:

- obstrução da via aérea total e parcialmente reversível, seja espontaneamente ou com tratamento;

- inflamação bronquial com inflamação da mucosa;

- hiperatividade bronquial, ou resposta aumentada da via aérea frente a distintos estímulos.

Os sintomas mais freqüentes são: tosse, chiado e opressão no peito, secreções e fadiga. Mas a asma também pode ser assintomática.

Os sintomas podem durar alguns dias e ceder posteriormente, ou ser contínuos com crises ocasionais mais intensas. De forma atípica, a asma pode manifestar-se em forma de tosse persistente com opressão torácica e não ter nenhum outro sintoma. É característico o predomínio noturno dos sintomas.

Há vários mecanismos que desencadeiam uma inflamação alérgica: cheiros fortes, mudanças bruscas de temperatura, estresse, nervosismo, grande esforço físico, alternação da digestão, refluxo gástrico, etc.

A evolução esperada é da cura com grande porcentagem de crianças com asma, já que a prevalência da infância é de 11% e no adulto oscila entre 4% e 6%. Por isso, mais da metade das crianças com asma deixa de padecer dessa doença depois da puberdade.

A experiência vem demonstrando que as posturas de Yoga abrem o peito, e a que mantém o queixo em contato ou perto do esterno (jalandhara bandha) tem resultados muito eficazes no alívio dos sintomas da asma. Por outro lado, as posturas de relaxamento são muito valorosas, pois também relaxam a mente, outra causa de transtornos como o que estamos vendo.

1. Sukhasana com cadeira



2. Abertura do peito com bloco e peso nas mãos



3. Salamba sarvangasana



4. Uyjjayi pranayama


5. Shavasana com peito elevado




Yoga Jounal