domingo, 5 de dezembro de 2010

O que fazer diante de um problema inesperado?

Como você reage diante das adversidades da vida? Problemas todos nós temos, mas para quem os está vivenciando, o seu é sempre o mais grave e o mais urgente de ser resolvido, independente do que seja.

No entanto muitas pessoas se perdem dentro deles, não sabendo e, muito menos, conseguindo resolver situações que as afligem. Como lidar com as situações que nos pegam de surpresa? Ou ainda, com aquelas das quais não temos experiências por nunca tê-las vivenciado?

É certo que cada pessoa reage de maneira diferente frente ao mesmo problema, mas ao chegarmos para contar a última briga com o marido ou namorado, e ouvimos da outra pessoa que ela acaba de saber que está com câncer, nosso problema parece ficar muito pequeno, não é mesmo?

Mas como não há maneiras de medir o que sentimos, não há problema maior ou menor, mas sim dificuldades a serem ultrapassadas quando surgem e se possível, resolvidas.

Algumas pessoas neste momento estão tendo o diagnóstico de uma doença séria ou de algum familiar, outros já estão enfrentando uma doença há anos, com suas dores e busca pela cura; outros estão passando por um processo de separação após anos de convivência, tendo que administrar a nova vida e a dos filhos; alguns descobrem estar sendo traídos após uma convivência de anos, seja pelo marido, esposa, amigo. Outros descobrem que seu filho ou marido está viciado em drogas, álcool; alguns estão enfrentando a morte de uma pessoa amada; muitos estão perdendo bens materiais, outros tantos estão sem trabalho e preocupados com as despesas que se acumulam; há ainda aqueles que estão com a vida aparentemente caminhando bem, mas se sentem insatisfeitos, tristes, com um vazio e uma dor no peito sem explicação.

Enfim, muitos estão neste momento chorando por algum motivo que lhe traga dor. Ou seja, em todas as situações uma expectativa foi frustrada, não aconteceu como esperava que acontecesse. E quem nos disse que a vida sempre iria corresponder ao que esperamos? A vida não, mas ao menos as pessoas, essas sim, esperamos que sejam íntegras, honestas, verdadeiras, éticas, responsáveis, mas lamentavelmente, está cada vez mais difícil encontrar pessoas em que podemos confiar. Mas podemos sim, desenvolver a confiança em nós mesmos, o que muitos também não conseguem.

Todos sabem que nem tudo conseguimos resolver, mas podemos refletir um pouco sobre as situações que parecem nos tirar o chão e nos deixam com a nítida sensação de que não há saída. Por onde devemos começar diante de tantos problemas a serem resolvidos? Comece considerando três pontos principais:

- Problemas que são dos outros, mas que nos sentimos responsáveis por resolvê-los;

- Problemas que dependem de nós resolvermos;

- Problemas que dependem de outras pessoas para serem solucionados.

O que você está passando neste momento se enquadra onde? Você está enfrentando alguma situação difícil de ser resolvida? Como tem se sentido diante do que está acontecendo? A maneira como nos sentimos depende, principalmente, de como iremos reagir quando surge um obstáculo à frente. Nossa reação acontece de acordo com as referências que temos, de como aprendemos a lidar com os problemas no decorrer de nossa vida. Algumas pessoas sempre tiveram apoio de outras, enquanto outras sempre tiveram que resolver tudo sozinhas; isso pode ser um diferencial na maneira como reagimos.

Como você reage frente a uma dificuldade?

Algumas pessoas supervalorizam tudo que acontece de ruim; outras se alienam, até como forma de defesa, agindo como se nada estivesse acontecendo. O que é mais indicado? Potencializar o que está acontecendo, colocando uma lente de aumento, com certeza só o fará ficar pior e fugir nunca foi solução para nada. O mais indicado sempre é ouvir a emoção e analisar com a razão, isso por si só proporcionará um equilíbrio. As pessoas que se desesperam frente a alguma situação difícil, em geral deixam que a emoção se sobreponha a razão, e assim, não pensam, não refletem sobre os possíveis caminhos a seguir diante do obstáculo.

Já pensou em escrever sobre seus sentimentos, depois ler com calma e pensar sobre as possíveis soluções?

É, escrever sempre ajuda a desabafar, organizar nossa mente e nossos sentimentos. Comece a refletir sobre o que está acontecendo, por qual motivo está se sentindo de determinada maneira. Há algo que se pode fazer? O quê? Pense sobre o que está passando, escreva sobre a situação, seus sentimentos. No dia seguinte, retome suas anotações, perceba se algo mudou: a situação, seus sentimentos. O objetivo é você aumentar sua percepção do que está ocorrendo e ampliar seu campo de visão. O que num determinado momento parece ser o fim do mundo, num outro pode se mostrar menos confuso. Faça esse exercício e veja como se sente.

Serenidade, só hoje

E lembre-se sempre da Oração da Serenidade adotada pelos Alcoólicos Anônimos no mundo inteiro:

“Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras” Só por hoje!!!



Vya Estelar