segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sangramento durante a relação sexual

Já falei sobre esse assunto no meu site, colocando os principais motivos de sangramento na relação sexual. Porém, resolvi escrever novamente esse assunto abordando as principais dúvidas que surgiram por conta desta matéria.

A primeira coisa que preciso falar antes de colocar motivos mais importantes é: relação sexual próximo à data da menstruação é quase certeza que haverá sangramento. Chegam a mim muitas mulheres dizendo que sangraram um dia antes de menstruar, por exemplo. Desta forma, o primeiro motivo a pensar é que foi sangue menstrual.

Porém, existem outros motivos mais importantes que merecem investigação. O primeiro deles é a DST. Algumas bactérias podem ser adquiridas durante a relação sexual, como Clamídia, Tricomonas e outras. Estas provocam inflamação no colo do útero, torna este colo friável, provocando sangramento e dor na relação sexual. Por isso que se orienta preservativo sempre, independente do uso do anticoncepcional.
Além deste caso, pólipos e lesões neoplásicas podem ser o motivo do sangramento. Dentre as lesões neoplásicas, o destaque é dado para câncer de colo e câncer de vagina. No caso de pólipos, consideradas lesões pré-neoplásicas, pode ocorrer sangramento durante ou depois da relação. Algumas vezes, estes pólipos ficam em regiões difíceis de identificar por exames de imagem, sendo um dos motivos de difícil diagnóstico.

Um destaque deve ser dado à endometriose, doença que atinge 5 a 15% das mulheres. Resultado de tecido originado de dentro do útero, o endométrio, a endometriose pode promover sangramento durante a relação por conta da implantação deste tecido em regiões como o colo do útero e canal vaginal. Durante o sexo, ao haver o toque nestas regiões, o sangramento acontece.

Na menopausa, há ainda um motivo adicional de sangramento, a atrofia vaginal. Neste período, a falência ovariana reduz a produção de estrogênio, hormônio responsável pela lubrificação vaginal. Desta forma, o ressecamento e redução da elasticidade vaginal pode resultar em sangramento durante a relação sexual. Um hormônio local pode resolver este problema em muitos casos.

Assim, a melhor orientação é que em qualquer episódio de sangramento a mulher procure seu ginecologista para investigar melhor o motivo e fazer o tratamento necessário. Não espere ocorrer várias vezes para procurar seu médico.
Anna Aguiar

Médica e autora do site MedInforme. Escreve matérias sobre saúde e comportamento com o objetivo de orientar e contribuir para uma vida integralmente mais saudável. http://www.medinforme.com/