segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os alimentos que reforçam as defesas do corpo


Para fortalecer o sistema imunológico e assim evitar doenças, pode abusar de verduras, legumes e frutas. Esses alimentos fornecem os reforços necessários para tal. Mas, além deles, há quatro outros alimentos poderosos capazes de turbinar o sistema imune. São eles:

- Alho: a alicina, seu principal componente, mata bactérias e ataca paraitas e vírus. Em parceria com a aliina e o ajueno, bloqueia enzimas que permitem aos micro-organismos nocivos danificar os tecidos do corpo. Se conseguir, consuma de um a três dentes crus por dia. O alho frito ou cozido perde parte de sua eficácia.

- Leite fermentado: aumenta a produção de interferon gama, substância que ativa os macrófagos, células que deglutem vírus e bactérias. também traz reforços: as bactérias probióticas, que guerream naturalmente contra germes do mal.

- Orégano: testes demonstraram que ele é ideal contra intoxicações alimentares. Além de matar micróbios na comida, o tempero contém carvacrol, que ativa as defesas. Mas os benefícios desaparecem se você o cozinha. Deixe para salpicá-lo no prato depois de pronto.

- Shitake: esse cogumelo é um verdadeiro quartel-general graças ao composto lentinan. Ele faz o organismo liberar um número maior de células killers (‘matadoras’), uma espécie de soldado de elite. Pesquisas mostram que a ingestão regular de shitake pode melhorar a imunidade de portadores do HIV e de pacientes com câncer.

Saúde é vital!