quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Muitas vezes ouvi que o excesso de consumo de leite pode ocasionar pedras nos rins, essa idéia tem algum fundamento?

A dieta pode influenciar a formação de pedras nos rins, tanto favorecendo a formação quanto ajudando na inibição da formação de novas pedras.

As recomendações atuais de nutrição, com relação aos câlculos de cálcio e de ácido úrico são:

LÍQUIDOS (é BOM desde que não ricos em sódio e em açucares) - o consumo de líquidos objetivando urinar pelo menos 2 litros de urina por dia

CITRATO ( é BOM) bebidas que contenham citrato – sucos naturais de limão e laranja aumentam a quantidade de citrato na urina o que inibe a formação de novas pedras.

LEITE, LEITE DE SOJA, YOGURT, QUEIJOS (é BOM desde que na quantidade certa sem falta ou excesso) – antigamente, a orientação era ingerir uma dieta pobre em cálcio (leite é rico em cálcio) na tentativa de ter menor quantidade de cálcio na urina.

Entretanto, o efeito foi justamente o contrário, aumentou a chance de formar novas pedras. E isso se explica porque quando há pouco cálcio no intestino, o oxalato (outro elemento que quando elevado na urina favorece a formação de pedras) não é eliminado nas fezes e sim é absorvido para a circulação, e finalmente eliminado na urina aumentando o risco de novas pedras.

Atualmente, recomenda-se uma dieta normal, sem restrição de cálcio. Portanto, o leite pode ser tomado normalmente.

POTÁSSIO (é BOM quando – o potássio presente em frutas e verduras), pois potencializa o efeito de inibição de pedras do citrato urinário

Suplementos de cálcio (pode ser RUIM) – suplementos alimentares com cálcio elevado pode aumentar a chance de formar pedras.

OBESIDADE, baixa ingesta de frutas e verduras, alto consumo de gorduras (é RUIM) – aumento o risco a formar pedras

PROTEÍNAS (pode ser RUIM) – consumo de proteínas deve ser restrito em pessoas com ÁCIDO ÚRICO elevado e também com OXALATO e CISTINA elevado.

CARBOIDRATOS (excesso de carboidratos está vinculado a formação de pedras, portanto é RUIM)

SÓDIO (em excesso é RUIM) – além de fazer mal para pessoas com pressão alta, comer comida com muito sal, aumenta a excreção de cálcio na urina e diminui a de citrato, favorecendo duplamente a formação de novaspedras.

FIBRAS – (é BOM) – as fibras se unem ao cálcio da dieta no intestino, regulando a absorção.

PERDA DE PESO (é ÓTIMO) – eliminar a gordura em excesso é um dos principais fatores protetores contra as pedras.

O médico Flávio Lobo Saúde do Homem